COMO DIMINUIR A ROTATIVIDADE DE FUNCIONÁRIOS
ormar uma boa equipe de trabalho é tarefa que exige atenção das empresas. Admitir um candidato com perfil inadequado para o serviço pode causar prejuízos aos negócios. Por outro lado, perder um colaborador é sempre prejudicial para a empresa, em especial quando se trata de bons funcionários.
Os valores que as empresas podem gastar com as rescisões costumam variar, mas podem gerar um custo muito alto para a empresa, podendo chegar até o equivalente a oito salários nominais, por empregado, dependendo do cargo.
Os responsáveis pelo processo de recrutamento e seleção devem ficar atentos à importância da contratação de funcionários para evitar a alta rotatividade, assim como na retenção de talentos na empresa.
É fundamental evitar fatores que causam de um alto índice de turnover, que podem estar diretamente ligados à motivação no ambiente de trabalho. Quando essa for baixa, torna-se urgente que a empresa examine o seu ambiente humano e descubra as causas para agir e saná-las, melhorando o clima organizacional.
Confira a seguir o que é turnover, quais os impactos disso e como você pode diminuir a alternância de empregados.
O que é
O turnover é a alta rotatividade de funcionários em uma empresa, ou seja, um empregado é admitido e outro desligado de maneira sucessiva.
Essa taxa pode aumentar em decorrência da baixa remuneração ou de más condições de trabalho dos profissionais, fatores que desmotivam o trabalhador a permanecer na equipe.
Existem outros motivos que aumentam essa situação no seu negócio:
- Insatisfação com o trabalho.
- Problemas na gestão de pessoas.
- Clima organizacional ruim.
- Mercado de trabalho aquecido.
- Inadequação ao perfil da vaga.
- Pouca experiência.
Impactos
Existem duas situações que, repetidamente, vão gerar turnover em uma empresa: quando o funcionário pede demissão e quando é demitido.
Alguns dos impactos disso são o aumento dos custos de recrutamento e treinamento de novo empregado, assim como os decorrentes da rescisão contratual (pagamento de direitos trabalhistas, por exemplo).
Como diminuir
O turnover representa resultados negativos aos empresários, que vão precisar lidar com as despesas decorrentes, por exemplo, das demissões sucessivas. Mas, ao mesmo tempo, pode ser um momento de rever a situação da empresa, tentar identificar onde estão as falhas e, até, renovar a equipe de trabalho, se capacitando para não repetir os mesmos erros.
Para tentar diminuir a alternância de funcionários na sua empresa, é importante verificar os índices de rotatividade de pessoal. Isso pode ser feito com a identificação, em nível quantitativo, das contratações e rescisões.
As pesquisas de clima são as mais recomendadas para fazer essa análise, pois é possível avaliar se os funcionários estão motivados, quais são suas expectativas e se existem problemas de relacionamento interno interferindo em seu desempenho.
Saiba mais
fonte: SEBRAE
DÚVIDAS SOBRE O ASSUNTO? ENTRE EM CONTATO CONOSCO CLICANDO AQUI.
Rua Nilza, 18, 1º andar, sala 7, São Paulo/SP
(11) 2589-5162 / www.viniciusmarch.adv.br
ATUAÇÃO EM TODO O BRASIL
Comentários
Postar um comentário