COMO DIMINUIR A ROTATIVIDADE DE FUNCIONÁRIOS

ormar uma boa equipe de trabalho é tarefa que exige atenção das empresas. Admitir um candidato com perfil inadequado para o serviço pode causar prejuízos aos negócios. Por outro lado, perder um colaborador é sempre prejudicial para a empresa, em especial quando se trata de bons funcionários.
Os valores que as empresas podem gastar com as rescisões costumam variar, mas podem gerar um custo muito alto para a empresa, podendo chegar até o equivalente a oito salários nominais, por empregado, dependendo do cargo.
Os responsáveis pelo processo de recrutamento e seleção devem ficar atentos à importância da contratação de funcionários para evitar a alta rotatividade, assim como na retenção de talentos na empresa.
É fundamental evitar fatores que causam de um alto índice de turnover, que podem estar diretamente ligados à motivação no ambiente de trabalho. Quando essa for baixa, torna-se urgente que a empresa examine o seu ambiente humano e descubra as causas para agir e saná-las, melhorando o clima organizacional.
Confira a seguir o que é turnover, quais os impactos disso e como você pode diminuir a alternância de empregados.

O que é

turnover é a alta rotatividade de funcionários em uma empresa, ou seja, um empregado é admitido e outro desligado de maneira sucessiva.
Essa taxa pode aumentar em decorrência da baixa remuneração ou de más condições de trabalho dos profissionais, fatores que desmotivam o trabalhador a permanecer na equipe.
Existem outros motivos que aumentam essa situação no seu negócio:
  • Insatisfação com o trabalho.
  • Problemas na gestão de pessoas.
  • Clima organizacional ruim.
  • Mercado de trabalho aquecido.
  • Inadequação ao perfil da vaga.
  • Pouca experiência.

Impactos

Existem duas situações que, repetidamente, vão gerar turnover em uma empresa: quando o funcionário pede demissão e quando é demitido.
Alguns dos impactos disso são o aumento dos custos de recrutamento e treinamento de novo empregado, assim como os decorrentes da rescisão contratual (pagamento de direitos trabalhistas, por exemplo).

Como diminuir

turnover representa resultados negativos aos empresários, que vão precisar lidar com as despesas decorrentes, por exemplo, das demissões sucessivas. Mas, ao mesmo tempo, pode ser um momento de rever a situação da empresa, tentar identificar onde estão as falhas e, até, renovar a equipe de trabalho, se capacitando para não repetir os mesmos erros.
Para tentar diminuir a alternância de funcionários na sua empresa, é importante verificar os índices de rotatividade de pessoal. Isso pode ser feito com a identificação, em nível quantitativo, das contratações e rescisões. 
As pesquisas de clima são as mais recomendadas para fazer essa análise, pois é possível avaliar se os funcionários estão motivados, quais são suas expectativas e se existem problemas de relacionamento interno interferindo em seu desempenho.

Saiba mais



fonte: SEBRAE


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