TAM Perda de Bagagem

Diversas companhias aéreas cometem com certa frequência danos de ordem material e extrapatrimonial aos seus usuários, em casos de perda de bagagens, atraso de voo, overbooking, dentre outros.

Em uma ação movida pelo advogado VINÍCIUS MARCH contra uma cia. área, em um voo internacional, ocorreu a perda das bagagens por período de 10 dias e atraso do voo na volta por período superior a 4 horas. Os consumidores foram indenizados por danos morais e materiais e a sentença foi mantida pelo Tribunal (processo nº 1042670-08.2015.8.26.0100).

Nesses casos, segundo o advogado VINÍCIUS MARCH, atuante na área de Direito do Consumidor, os nossos Tribunais pacificaram que nestes casos a indenização por danos moraisarbitrada geralmente gira em torno de R$10.000,00 para cada vítima desse evento danoso, mais indenização pelos eventuais danos materiais, como por exemplo gastos com alimentação, transporte, roupas, etc., no período do extravio das bagagens ou caso efetivamente haja a perda das mesmas, além dos gastos efetuados no período do atraso no voo.


VINÍCIUS MARCH ADVOGADO
Ações Indenizatórias - Direito do Consumidor
R. Demini, 451-A, próx. Metrô Vila Matilde, São Paulo
Tel. 11 2589-5162 / 9 5430-4576
www.viniciusmarch.adv.br

Veja mais: Ranking doméstico (Fonte: Exame)
ColocaçãoCompanhiaMédiaNúmero de AvaliaçõesMaior notaMenor nota
Puma Air9,01115Pontualidade: 9,13Cuidados com a bagagem: 8,87
Passaredo8,36501Atendimento a necessidades especiais: 8,54Atendimento na sala de embarque: 8,19
NHT7,63237Pontualidade: 7,80Serviço de bordo: 7,41
Sol Linhas Aéreas7,63257Conforto da aeronave: 7,85Cuidados com a bagagem: 7,52
Trip7,48835Serviço de bordo: 7,77Atendimento de reclamações: 7,06
Avianca7,35757Serviço de bordo: 7,90Atendimento de reclamações: 6,69
Sete7,17133Pontualidade: 7,61Atendimento a necessidades especiais: 6,73
Gol/Varig6,681.528Atendimento a necessidades especiais: 7,61Serviço de bordo: 5,33
Meta6,52109Conforto da aeronave: 7,36Cuidados com a bagagem: 6,11
10ºAzul6,44715Conforto da aeronave: 7,03Atendimento de reclamações: 5,81
11ºCruiser6,36112Conforto da aeronave: 6,53Serviço de bordo: 6,28
12ºWebjet6,1494Atendimento na venda da passagem: 6,57Atendimento de reclamações: 5,34
13ºAbaeté5,51102Atendimento a necessidades especiais: 6,59Atendimento pela Internet: 4,79
14ºTam5,381.175Atendimento no check in: 6,03Atendimento de reclamações: 4,28
Ranking internacional (somente as companhias com mais de 100 avaliações)
ColocaçãoCompanhiaMédiaNúmero de AvaliaçõesMaior notaMenor nota
KLM9,77601Atend. a necessidades especiais, Venda de passagem e Pontualidade: 9,80Atendimento pela internet: 9,73
Air France9,25381Atendimento a necessidades especiais: 9,44Cuidados com a bagagem: 9,07
Alitalia9,22291Atendimento a necessidades especiais: 9,41Cuidados com a bagagem: 9,01
Aeroméxico9,09233Pontualidade: 9,28Atendimento na sala de embarque: 8,92
Korean9,04214Pontualidade: 9,21Atendimento na venda de passagem: 8,90
Delta Airlines9301Atendimento a necessidades especiais: 9,29Cuidados com a bagagem: 8,83
Pluna8,94181Atendimento na venda da passagem: 9,27Atendimento de reclamações: 8,60
Aerolíneas Argentinas7,99195Atendimento a necessidades especiais: 8,41Atendimento na sala de embarque: 7,70
American Airlines7,53285Pontualidade: 8,02Atendimento de reclamações: 6,99
10ºLan Chile7,35134Atendimento a necessidades especiais: 8,16Atendimento pela Internet: 5,89
11ºAir Europa/Air Espanha7,34170Pontualidade: 7,77Atendimento de reclamações: 6,95
12ºEmirates7,26140Conforto da aeronave: 7,64Atendimento de reclamações: 7,06
13ºAir Caraibes7,18125Pontualidade: 7,69Atendimento de reclamações: 6,90
14ºGol/Varig6,95220Atendimento a necessidades especiais: 7,40Serviço de bordo: 6,40
15ºBritish Airways6,87109Serviço de bordo: 7,38Atendimento de reclamações: 6,36
17ºUS Airways6,76120Atendimento pela Internet: 7,09Atendimento de reclamações: 6,39
20ºSwiss International6,65114Pontualidade: 7,49Atendimento na venda da passagem: 5,98
22ºAvianca6,37161Conforto da aeronave: 6,69Cuidados com a bagagem: 6,13
32ºAir Canada5,18116Pontualidade: 5,70Atendimento de reclamações: 4,73
35ºTAM4,07334Atendimento no check in: 4,78Atendimento de reclamações: 3,40
36ºTAP3,23233Atendimento no check in: 3,75Atendimento de reclamações: 2,79
38ºUnited Airlines2,63185Atendimento na sala de embarque: 2,97Atendimento de reclamações: 2,18
39ºLufthansa2,41235Atendimento no check in e Serviço de bordo: 2,63Atendimento a necessidades especiais: 2,10
40ºContinental Airlines1,81340Serviço de bordo: 1,95Atendimento a necessidades especiais: 1,58

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