Itaú e BB lideram as reclamações contra bancos

Um levantamento das reclamações formalizadas por clientes de bancos no Reclame AQUI aponta que no último mês de 2013, só o Banco Itaú SA recebeu 1.453 ocorrências dos consumidores. Com reputação considerada "regular", a instituição financeira teve um índice de solução de 72,3% dos problemas atendidos.
O Banco do Brasil SA apareceu em segundo lugar, com 1.276 reclamações em dezembro do ano passado, com 68% dos casos resolvidos e a mesma reputação "regular" do Itaú.
Problemas com seu banco? Reclame AQUI!
Em terceiro lugar está o Banco Santander, com 1.023 reclamações e 67,8% de índice de solução, seguido da Caixa Econômica Federal que recebeu 737, mas nenhuma foi solucionada.
Confira abaixo o ranking de reclamações contra bancos de dezembro de 2013:
Na parcial de janeiro de 2014 (até dia 15), os quatro bancos também aparecem nas mesmas posições. O Itaú contou com 809 reclamações contra 727 do Banco do Brasil apenas na primeira quinzena do ano, o que aponta uma possibilidade de superar os números de dezembro de 2013. Já O Santander, em terceiro, já teve 569 reclamações, enquanto que a Caixa acumula 505 ocorrências.
Ranking parcial de reclamações em janeiro de 2014:
Ranking total de reclamações em 2013:
De acordo com o ranking do Banco Central, atualizado mensalmente, os débitos não autorizados foram a principal reclamação contra os bancos. Tarifas, cobranças irregulares ou serviços não contratados aparecem em segundo lugar, seguido de conta salário e prestação de serviço de forma irregular como o terceiro motivo mais lembrado pelos clientes.
A metodologia do BC é diferente à do Reclame AQUI. Ao invés de considerar o número de reclamação, é levado em conta o resultado do número de reclamações procedentes, dividido pelo número de clientes e multiplicado por 1.000. O valor final é o índice de avaliação dos bancos considerado pelo BC.
Líder absoluto no Reclame AQUI, o Banco Itaú está em sexto lugar no ranking do BC, seguido do Bradesco e do Banco do Nordeste.Dessa forma, o Banco HSBC aparece em primeiro lugar, com um índice de 2,15, que é uma média das 127 reclamações sofridas com o mais de 5,8 milhões de clientes que o banco possui. Em segundo lugar com mais de 23,1 milhões de clientes aparece o Banco Santander, com 402 reclamações. Os bancos do Brasil,Banrisul e Caixa Econômica estão a seguir.
Fonte: Reclame Aqui / Para maiores informações sobre Direitos do Consumidor, clique aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Notre Dame é condenada em R$150 mil por erro médico que causou morte

ADVOGADO DIVÓRCIO EM SP

A EMPRESA NÃO QUER FORNECER CARTA DE REFERÊNCIA