Itaú e BB lideram as reclamações contra bancos

Um levantamento das reclamações formalizadas por clientes de bancos no Reclame AQUI aponta que no último mês de 2013, só o Banco Itaú SA recebeu 1.453 ocorrências dos consumidores. Com reputação considerada "regular", a instituição financeira teve um índice de solução de 72,3% dos problemas atendidos.
O Banco do Brasil SA apareceu em segundo lugar, com 1.276 reclamações em dezembro do ano passado, com 68% dos casos resolvidos e a mesma reputação "regular" do Itaú.
Problemas com seu banco? Reclame AQUI!
Em terceiro lugar está o Banco Santander, com 1.023 reclamações e 67,8% de índice de solução, seguido da Caixa Econômica Federal que recebeu 737, mas nenhuma foi solucionada.
Confira abaixo o ranking de reclamações contra bancos de dezembro de 2013:
Na parcial de janeiro de 2014 (até dia 15), os quatro bancos também aparecem nas mesmas posições. O Itaú contou com 809 reclamações contra 727 do Banco do Brasil apenas na primeira quinzena do ano, o que aponta uma possibilidade de superar os números de dezembro de 2013. Já O Santander, em terceiro, já teve 569 reclamações, enquanto que a Caixa acumula 505 ocorrências.
Ranking parcial de reclamações em janeiro de 2014:
Ranking total de reclamações em 2013:
De acordo com o ranking do Banco Central, atualizado mensalmente, os débitos não autorizados foram a principal reclamação contra os bancos. Tarifas, cobranças irregulares ou serviços não contratados aparecem em segundo lugar, seguido de conta salário e prestação de serviço de forma irregular como o terceiro motivo mais lembrado pelos clientes.
A metodologia do BC é diferente à do Reclame AQUI. Ao invés de considerar o número de reclamação, é levado em conta o resultado do número de reclamações procedentes, dividido pelo número de clientes e multiplicado por 1.000. O valor final é o índice de avaliação dos bancos considerado pelo BC.
Líder absoluto no Reclame AQUI, o Banco Itaú está em sexto lugar no ranking do BC, seguido do Bradesco e do Banco do Nordeste.Dessa forma, o Banco HSBC aparece em primeiro lugar, com um índice de 2,15, que é uma média das 127 reclamações sofridas com o mais de 5,8 milhões de clientes que o banco possui. Em segundo lugar com mais de 23,1 milhões de clientes aparece o Banco Santander, com 402 reclamações. Os bancos do Brasil,Banrisul e Caixa Econômica estão a seguir.
Fonte: Reclame Aqui / Para maiores informações sobre Direitos do Consumidor, clique aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cobranças abusivas em financiamento de veículos

LIMINAR EMPRÉSTIMO CONSIGNADO

familiares de vítima de acidente causado por objetos na pista são indenizados em R$400 mil